ARC ENGENHARIA

2. Problema de Elétrica no Amapá

Na terça-feira, dia 03.11.2020, 13 dos 16 municípios da região do Amapá amanheceu sem luz, motivados por um incêndio. Macapá tem uma subestação com três transformador responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica, com esse incêndio o primeiro deles pegou fogo, o segundo foi danificado, e o seu terceiro reserva já estava em manutenção desde Ano passado (2019).

O prefeito afirma que, até o momento, não há confirmação sobre a causa do apagão. No entanto, ele explica que há indicação que o problema tenha começado com um incêndio que atingiu uma subestação da Isolux, empresa privada que opera na região desde 2014. De acordo com ele, mesmo sem a confirmação da principal motivação para a falta de energia, o “maior problema foi a negligência e a irresponsabilidade” da empresa. “Deveriam
ter três transformados, um em funcionamento, outro fazendo o backup e o terceiro sendo sobressalente.”


Segundo o ministério de Minas, 85% da população está sendo afetada pelo apagão, o mesmo ministério, está analisando processos que possam solucionar o problema e restabelecer a energia elétrica para a população.

Esses problemas de energia ocasionaram perda de alimentos por falta de refrigeração e falta de água potável por que as bombas de distribuição dependiam da energia elétrica. Além disso, os postos de gasolina estão impossibilitados de funcionar, não é possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos, tão pouco pagar as mercadorias utilizando cartões. Os hospitais estão em lotação devido à pandemia e estão funcionando por geradores, não se sabe por mais quanto tempo.

O primeiro plano é recuperar o segundo transformador, que estava em operação pós teve um dano menor, o segundo plano e fazer um transporte fluvial terrestre, e o terceiro plano é transportar um transformador de Boa vista que passe pelos mesmos processos de desmontagem transporte e instalação.

Concluindo, é muito importante a constante fiscalização dos órgãos
competentes e vistorias conforme especificações a fim de minimizar e até zerar problemas com as instalações. Uma vez que com a devida fiscalização a chance de ocorrer problemas como esses seria consideravelmente menor ou até nula. Ter acompanhamento e fiscalização otimiza a vida das pessoas.

contato@engenhariaarc.com.br
TEL: (11) 4108-8079

Rua Alvarenga Peixoto, 47 – Vila Anastásio – São Paulo / SP – CEP: 05095-010